NOSSA HISTÓRIA

O dia 09 de abril de l962 representa o marco inicial da vida do CEM 01, conhecido, na época, como Ginásio do Gama. Criado pela Fundação Educacional do Distrito Federal, ele funcionava em regime noturno no prédio da Escola Classe 01. Em 31 de Outubro de l963, um temporal destruiu a Escola Classe 01 e o Ginásio foi transferido para as lojas do Cine Itapoã. O curso diurno somente foi inaugurado em 10 de Março de 1964, quando a escola passou a ser denominada Ginásio Moderno do Gama e foi transferido para o endereço atual. A primeira turma de concluintes colou grau em 19 de dezembro de 1965.

O Ginásio Moderno do Gama foi transformado em Colégio do Gama em 14 de janeiro de 1966 por meio do Decreto nº. 481/66. Em 27 de fevereiro do mesmo ano, teve início o Curso de Técnico em Contabilidade e, três anos mais tarde, iniciou-se o Curso Técnico em Administração. Em 03 de janeiro de 1977, o Colégio do Gama passou a ser denominado Centro Educacional 01 do Gama, por meio do Decreto nº. 3547/ 77. Nessa época, começou a ser oferecido ensino de 1° e 2° graus.

Os cursos Normal e Científico e a Escola de Aplicação foram iniciados em 11 de março de l986. Mas em 1991, o Curso Magistério (antigo Normal) passou a funcionar em dependências próprias no Setor Central, quando foi criada a Escola Normal do Gama. Então, nesse mesmo ano, o Centro Educacional 01 recebeu os Cursos Técnicos em Secretariado e em Eletrônica, vindos do Centro Educacional 02 e Centro Educacional 03, respectivamente.

Historicamente, a comunidade escolar gradativamente passou a atender moradores do Gama, das cidades vizinhas e do entorno do Distrito Federal. A escola foi a primeira a funcionar no turno noturno, oferecendo a modalidade de 2° grau aos alunos trabalhadores, com os seguintes cursos: Técnico em Contabilidade, Técnico em Administração, Técnico em Eletrônica e Técnica em Secretariado.

Em 1995, o curso do Ensino Fundamental foi encerrado e, em 1998 foi implantada a Educação Geral/Novo Ensino Médio, previstos pela Lei 9.394/96 (LDB), alterando novamente a ordem de alguns cursos e extinguindo outros. 

 

Em 2000, por meio da Portaria nº 129 de 18 de julho, a escola passou a se denominar Centro de Ensino Médio 01 do Gama e, nesse mesmo ano, foram encerrados todos os cursos profissionalizantes existentes na escola, que passou a oferecer somente o Ensino Médio.

 

Atualmente, o CEM 01, historicamente chamado de CG pela comunidade escolar, oferece todas as séries do Ensino Médio Regular, nos turnos matutino e vespertino, e a Educação de Jovens e Adultos – EJA (3ºsegmento), no turno noturno.

Primeiro diretor do CG - Professor José Durval de Araújo Lima

Atual diretor do CEM 01 - Professor Macário dos Santos Neto

Texto atualizado a partir do Projeto Político Pedagógico 2014-2016