Notícias do CG

Poema No Elevador do Filho de Deus de Elisa Lucinda - Interpretado em libras pelos alunos surdos 

1/3

Os alunos do Cem 01 do Gama, visitaram no CCBB, a exposição "50 ANOS DE REALISMO - DO FOTORREALISMO À REALIDADE VIRTUAL. A exposição apresentava cerca de 100 obras das últimas cinco décadas, entre pinturas, esculturas, vídeos e instalações interativas, de 30 artistas brasileiros e internacionais. "50 anos de realismo" faz um recorte inédito da realidade na arte e tem espaços exclusivos destinados a obras tridimensionais de escultores de diferentes gerações do hiper-realismo, modelos em 3D e realidade virtual.

1/16

Os alunos do Cem 01 do Gama, sob a supervisão da professora Rebeca, do projeto Leitura de Mundo, visitaram a exposição "A queda do céu ", na Caixa Cultural. Com obras de 21 artistas e ativistas que abordam questões enfrentadas pelas comunidades indígenas e que afetam a sociedade como um todo. Além de visitar a exposição, os alunos participaram de uma oficina de xilogravura.

1/30

Com o objetivo de garantir aos/às surdos/as o acesso à cultura expressa na língua oficial do nosso país, realizamos o estudo de duas canções constantes da lista do PAS ( “ O Sal da Terra e Geração Coca-Cola”) a partir da interpretação em libras das referidas obras.

Com o objetivo de garantir aos/às surdos/as o acesso à cultura expressa na língua oficial do nosso país, realizamos o estudo de duas canções constantes da lista do PAS ( “ O Sal da Terra e Geração Coca-Cola”) a partir da interpretação em libras das referidas obras.

O Sal da Terra

 

Alunos: Guilherme Granjeiro da Silva

              Hellen Cristyan da Silva Mendes

              Vinícius da Silva Freire

 

Profª de L2: Maria Aparecida dos Santos

Intérprete: Aline Barros 

Geração Coca-Cola

 

Alunos: Isabella Flávia M. da Silva

              Keven Patrick F. de Oliveira

              Nicole Gonçalves Domiense

 

Profª de L2: Maria Aparecida dos Santos

 

Visita à UnB
21 de fevereiro de 2019

No dia 21/02 , quinta-feira, alguns alunos dos primeiros anos participaram do evento Universidade em Paula: conversa com a reitora, promovido pela UnB, campus Darcy Ribeiro. No Encontro, a reitora Márcia Abrahão Moura e diretores de departamentos acolheram estudantes de quatro escolas ( duas do Gama e duas de Santa Maria) com um cordial bate papo. Eles apresentaram, brevemente, a trajetória de cada um e a história da Universidade de Brasília, a maior do Centro-Oeste e uma das mais importantes do país. Falaram sobre as formas de ingresso, sobre os cursos mais procurados e bolsas para alunos menos favorecidos. Os estudantes visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas. A participação do CEM 01 do Gama foi destaque. Dúvidas sobre mudanças de curso, grade horária, sistemas de cotas, alojamento em república, intercâmbio e outros variados assuntos, foram sanadas. Foi uma tarde muito agradável! Após o encontro, os nossos alunos ainda tiveram um tour nas Alas Norte e Sul do Minhocão da UnB, entraram no Museu de Geologia e conheceram vários tipos de rochas e pedras preciosas. Um pedido da reitora: entrem nas redes sociais da UnB e fiquem por dentro da programação de 2019, cujo tema é "UnB, sua linda ! "

1/9
Aluna do CG ganha prêmio em dinheiro em concurso de redação da SEDF
24 de novembro de 2017

A aluna Inara de Mendonça, do 3º ano E, participou do simulado que a Secretaria de Educação oferece todos os anos aos formandos, com o intuito de melhor prepará-los para o ENEM.

 

Este ano, ao fazer a redação do simulado, os jovens concorriam no programa Jovem Escritor, e nossa aluna foi uma das premiadas.

A aluna ganhou o certificado de honra ao mérito, 400 reais em dinheiro e teve seu texto publicado no livro que reúne as melhores redações desse simulado. Parabéns, Inara!!!

CG na Jornada Literária

Um encontro mais que esperado

Quando quem escreve e quem lê ficam frente a frente

A segunda edição da Jornada Literária aconteceu no Sesc Gama, entre os dias 25/9 e 29/9, com o objetivo de estreitar os laços entre escritores e leitores. Para a ocasião, a convidada foi nada mais do que Ana Miranda, autora da obra “Boca do Inferno”.

Pensando em garantir a qualidade do evento, a escola recebeu, no dia 14/9, o escritor João Bosco Bezerra Bonfim que deu uma canjinha conversando sobre os prazeres da leitura. Além disso, os professores de Língua Portuguesa contribuíram com um trabalho em sala de aula relativo ao poeta Gregório de Matos (personagem central da obra mais importante de Ana Miranda).

Após essas vivências enriquecedoras, o CEM 01 participou, então, do evento. O resultado? Ficamos todos encantados. Os alunos deram uma aula demonstrando que atividades extracurriculares ensinam muito! Para nossa surpresa, no dia seguinte, os organizadores nos ofereceram a oportunidade de sediarmos o encerramento do projeto. E assim foi feito! A Jornada reacendeu em muitos estudantes a paixão pela escrita e pela leitura. Em outros, a semente da Literatura foi ao menos plantada. Os depoimentos são muitos, a aluna Renata Ferreira do 2ºD matutino, por exemplo, disse a Ana Miranda

Eu não quero fazer perguntas, só agradecer porque você acendeu em mim novamente a paixão pela leitura e pela escrita. São raros esses momentos, na escola estudamos tantas regras e fazemos tantas provas, não sei quem inventou isso!? Muito obrigada.

Já Pedro Lucas do 2ºG também do turno matutino declarou

Eu queria muito agradecer à escola e aos professores por terem nos levado à um encontro assim, a gente quase não participa de momentos como este e foi muito gratificante! Obrigado!

Como se não bastasse o retorno tão positivo dos nossos alunos, o poeta João Bosco ainda presenteou a nós e a Ana Miranda com os versos:

Apresento a vocês

Uma escritora encantada

Seu nome é Ana Miranda

Não é de contas da fada

Do Ceará ela veio

Trazendo a fala esperada

 

Para mais de trinta livros

Escreveu Ana Miranda

Cada qual o mais precioso

Pois sua letra não engana

Fala Firme da emoção

Seja alegre ou tirana

 

Nascida no Ceará

Que é um grande privilégio

Mas foi aqui em Brasília

Que freqüentou o colégio

Nas quadras da w3

Ela já brincava sério

 

Trouxe aos livros romanceados

A vida dos escritores

Semíramis, do Alencar

Dias & dias, com amores

E a última Quimera

De Augusto com suas dores

Mas foi Gregório de Matos

O seu grande inspirador

Boca do inferno é a Bahia?

Ou poeta sem pavão?

Pois da boca de Gregório

Só saia o que encontrou

 

A musa praguejadora

Outra rica experiência

Pois é pródiga a memória

Escritora de excelência

Conta as misérias do mundo

A Ana não tem clemência

 

Aqui o CEM 01 está

Trazidos pela Aline

De todos os professores

Que esta lição se ensine

Literatura é a porta

E o vôo que nos redime

Palestra sobre o PAS/UnB incentiva alunos a participar do exame seletivo
24 de agosto de 2017

É consenso entre professores, pais e alunos que a forma mais acessível de ingressar na Universidade de Brasília é por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB).

Essa ferramenta de avaliação é considerada mais justa pelo público em geral, pois, por ela, o aluno faz a seleção tendo que se preocupar apenas com o conteúdo da série que ele cursa no ensino médio, diferentemente do vestbular tradicional, em que se cobram conteúdos das três séries.

O CG leva isso tão a sério, que propõe, todos os anos, projetos que exigem do aluno o conhecimento das famosas "Obras do PAS", um conjunto de obras (textos, audiovisuais, etc.) que servem de base para a composição da prova de cada ano. Projetos como o Festival de Curtas (vespertino), Leitura de Mundo, Sarau Cultural e Caleidoscópio (matutino) permitem a ampliação do conhecimento dos alunos sobre esse exame.

 

A palestra dessa semana, ministrada pelo professor Mateus, veio para guiar os alunos pelos meandros desse processo seletivo, além de os incentivar a fazer as três etapas da prova, tendo, assim, melhor chance de ingressar na tão cobiçada UnB. Com várias dinâmicas, o professor, já experiente no assunto, conseguiu cativar a curiosidade dos alunos.

Aluno do CG é finalista no Concurso de Poesia Cidade do Gama 2017
02 de agosto de 2017

O aluno Matheus Farias da Silva, do 1 ano J vespertino, foi classificado como finalista do Concurso de Poesia Cidade do Gama 2017, promovido pela Administração Regional, juntamente com a Coordenação Regional de Ensino.

O aluno é conhecido como "nerd" pelos colegas de turma, mas, em vez de se retrair por isso, mostra-se orgulhoso com o título e com as conquistas acadêmicas que enfeitam seu currículo.

A mais nova delas foi ter seu poema selecionado no concurso da cidade, que tematizava a corrupção. Com uma linguagem típica do Romantismo nacionalista brasileiro, o estudante compôs um poema provocador e questionador dos atos corruptos dos brasileiros que, nas palavras do estudante, "juraram defender a pátria".

 

O concurso havia sido noticiado aqui no site da escola e teve 152 inscritos, com 23 finalistas. A grande final ocorrerá nesta sexta (04/08) no auditório do CG, às 14 horas. Compareça com sua torcida!

Professor Edson Roberto dá aulão gratuito de redação para ENEM
24 de junho de 2017

O professor Edson Roberto de Rocha Lima, regente no turno vespertino no CG, ministrou, no último sábado, um aulão de técnicas de redação.

Como a maioria do público era de alunos do 3º ano, o aulão ocorreu pela manhã e teve ênfase nas competências do ENEM.

O professor, famoso nacionalmente por ser elaborador de questões de processos seletivos diversos, deu maior ênfase nas competências que avaliam coesão e coerência, por considerar serem esses os maiores problemas em redações de nível médio.

Eleições definem novos membros do Conselho Escolar
22 de junho de 2017

A eleição do Conselho Escolar aconteceu na última quarta-feira e foi um sucesso!

Há cerca de dois meses, iniciaram-se  os trabalhos para que a eleição ocorresse em todas as escolas públicas do Distrito Federal. A Comissão Local de eleição, liderada pela professora Rosiane Caetano, que atua no Laboratório de Informática do CG, trabalhou duro para cumprir todos os prazos de um calendário apertado, que culminou na eleição dos novos membros do Conselho Escolar de nossa escola.

Entre as funções do Conselho Escolar, a mais relevante é decidir como serão aplicadas as verbas que chegam à escola. Sem o aval dos membros desse Conselho, as direções de escola não podem dispor da maioria dos recursos que recebem. Esse procedimento garante a transparência e a democracia no uso dos recursos públicos, uma vez que o Conselho é composto por membros de todos os segmentos (direção, professores, assistentes, pais e alunos) da comunidade escolar.

Foram eleitos 4 professores (Janaína Pimenta, Iracema Prazeres, Fábio Bitar e Valéria Hohmann), 4 servidores de carreira assistência (Célia Oliveira, Geraldo Neto, Nancy Fernandes e Rafael Rosa), 4 estudantes (Jardel dos Santos, Isabely Ferreira, Ana Beatryz Sudré e Gustavo Brasil) e 4 pais (Alana Lucy Verneque, Cardoso de Alvarenga, Flávio Sousa e Gilberto Somonides), além dos respectivos suplentes.

A candidatura será homologada no final do mês de julho. A partir de então, os novos membros já assumem suas funções visando à melhoria da escola.

Integrantes da comissão eleitoral fazem a contagem dos votos.